Anuncie no Portal de Chapecó - Rodapé Topo
Governo do Estado amplia oferta de serviços de saúde auditiva em Santa Catarina

Governo do Estado amplia oferta de serviços de saúde auditiva em Santa Catarina

O Governo do Estado, em parceria com os municípios, tem trabalhado arduamente na ampliação da rede de assistência à Saúde Auditiva, trazendo melhorias significativas no acesso da população a este serviço essencial. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) já aumentou o número de prestadores credenciados de cinco para nove, permitindo a oferta de 240 novas vagas no mês, totalizando 838 vagas mensais para a concessão de aparelhos auditivos. O objetivo é atingir 17 serviços em diferentes regiões, proporcionando atendimento à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com custos arcados exclusivamente pelo Estado.

Recentemente, em Xanxerê, o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, visitou uma dessas novas clínicas, a CliniSim, que atenderá 21 municípios da região. Esta clínica oferecerá uma gama de atendimentos especializados, incluindo consultas, exames audiológicos e fornecimento de aparelhos auditivos, serviços que anteriormente eram disponibilizados apenas em Chapecó.

“Desde 2023, seguindo a orientação do governador Jorginho Mello, focamos em ampliar a rede de saúde auditiva em nosso estado. Reunimos com os secretários municipais para estruturar toda a rede de atenção. Antes, contávamos com apenas cinco unidades dedicadas à saúde auditiva em Santa Catarina. Agora, com a expansão para nove, estamos fazendo um grande avanço. Com a habilitação de mais unidades, queremos reduzir o tempo de espera, tanto para entrega de aparelhos quanto para acompanhamento dos pacientes, entregando mais saúde para a nossa população, cada vez mais próximas de suas casas”, afirmou Demarchi.

✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP

O Governo do Estado destinará mensalmente R$ 1.080.197,75 à rede de assistência de Saúde Auditiva, sendo R$ 515.982,30 direcionados a quatro novas clínicas: APADAF em Porto União, Hospital Nossa Senhora da Conceição em Tubarão, Clínica Escola da UFSC em Florianópolis e a CliniSim em Xanxerê. Além dessas, já estão habilitados serviços como Otovida em Florianópolis, Centrinho em Joinville, Otocenter em Criciúma, Univali em Itajaí e Otiove em Chapecó, ampliando assim a cobertura.

A descentralização da rede foi viabilizada pela aprovação da Comissão Intergestores Bipartite da Deliberação 106/CIB/2024, que estabelece critérios para a habilitação de novos serviços para avaliação, seleção, concessão de aparelhos auditivos e acompanhamento de pacientes. Os novos serviços, totalmente custeados pelo tesouro estadual, vão atender regiões que antes eram referenciadas em outras áreas ou que já contavam com serviços, mas enfrentavam alta demanda.

Como ter acesso

Para aqueles que apresentarem dificuldades auditivas, o primeiro passo é buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Nela, o paciente será avaliado, solicitados exames auditivos e haverá o devido encaminhamento. Caso necessário, o usuário deverá passar por uma avaliação no Serviço de Saúde Auditiva Ambulatorial de referência.

 

Fonte: Chapecó Online

Anuncie no Portal de Chapecó - Rodapé Home
Anuncie no Portal de Chapecó - Rodapé Blog